Vacine o Planeta

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Prefeitura dá orientação e assistência para plantio de árvores

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas contra o aquecimento global, pois elas são responsáveis pelo chamado seqüestro de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases causadores do efeito estufa. Também contribuem para melhor qualidade de vida, pois produzem sombras e aumentam a umidade do ar.

Mas, quando plantadas inadequamente, as espécies podem resultar em transtornos em vez de benefícios. Para evitar problemas, a prefeitura oferece auxílio por meio do DEPAV(Departamento de Parques e Áreas Verdes), da SEMAN (Secretaria de Meio Ambiente).

Antes de plantar uma árvore na calçada ou quintal, o munícipe precisa entrar em contato com a Ouvidoria Pública (0800-112056). “A pessoa deverá informar detalhes como a largura da calçada, se há poste e fiação ou se a casa tem recuo. Todas essas interferências vão determinar a escolha da espécie apropriada”, disse o chefe do DEPAV, João Cirilo.

Entre as árvores mais recomendadas para o meio urbano, de acordo com a características do terreno, estão os ipês, resedás, cássias, quaresmeiras, aroeiras, manacás-da-serra e unhas-de-vaca.

O interessado poderá requisitar o plantio pela prefeitura ou retirar a muda indicada no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro, Zona Noroeste). É necessário residir em Santos e preencher um formulário. Quem quiser obter informações técnicas pode ainda consultar um dos engenheiros agrônomos do parque. O atendimento acontece às quartas-feiras, das 13h às 15h. Para isso é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone 3203-6728.

Podas e remoções
“Podar, cortar, derrubar, remover ou sacrificar árvores pertencentes à arborização pública, dependerá de prévia autorização da Prefeitura Municipal de Santos”, assim prevê o artigo 229 do Código de Posturas (lei 3.531/1968). Quem transgredir a norma está sujeito a multa de R$ 500,00 a R$ 4 mil. Solicitações e denúncias devem ser feitas pelo telefone 0800-112056. O serviço de podas acontece regularmente no período de abril a outubro. Já serviços emergenciais são realizados o ano inteiro.

Mais informações acesse o site da Prefeitura Municipal de Santos.

 

Mensagens

O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.
Madre Teresa de Calcutá